O SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) é uma abordagem programática e automatizada para gerenciar a conectividade de rede e os custos de circuito das empresas. Ele consiste em soluções de appliances multiameaças de tecnologia UTM (Soluções de Segurança Integrada) para garantir a segurança das redes de computadores, com serviço de SD-WAN integrado, proporcionando desempenho incomparável, proteção integrada e funcionalidades essenciais em tempo real.
A SD-WAN é composta por VPN IP de nível empresarial, serviços de internet de banda larga e serviços sem fio, permitindo gerenciar aplicativos de maneira eficiente, especialmente aqueles na nuvem. Entre os principais benefícios do SD-WAN estão a segurança de rede, fornecimento de conexão dedicada ponto a ponto, VPN – IPsec, gestão centralizada, suporte 24x7x365, controle de aplicação e relatórios de tráfego. Além disso, a solução oferece recursos avançados de proteção, como antivírus e anti-spam, além de filtragem de conteúdo web.
Os recursos adicionais do SD-WAN incluem:
- Web Filtering: Protege as organizações ao bloquear o acesso a sites maliciosos, hackeados ou impróprios.
- Anti-vírus: Utiliza mecanismos de detecção avançados para impedir que novas ameaças se estabeleçam dentro da rede.
- Prevenção de intrusão: Detecta e bloqueia ameaças antes que elas alcancem os dispositivos de rede.
- CDR: Processa todos os arquivos recebidos, desconstrói e remove elementos que não respeitam as políticas de firewall.
- Cloud Manager: Ferramentas para gerenciar de forma centralizada qualquer número de dispositivos a partir de um único console.
- Analyzer Cloud: Identifica anomalias operacionais em tempo real na rede.
- Classificação de segurança: Implementação e manutenção contínua da postura de segurança.
- Controle de aplicação: Cria políticas para permitir, recusar ou restringir o acesso a aplicativos ou a categorias inteiras de aplicativos.
A implementação do SD-WAN proporciona às empresas uma gestão eficiente da conectividade, melhorando a segurança, a performance e a flexibilidade da rede, além de permitir um gerenciamento centralizado e facilitado de dispositivos e aplicativos.